Conselhos para quem quer uma carreira no mercado de games e entretenimento


Antes de mais nada, se você quer uma carreira no mercado de games saiba que, nesta semana, está rolando a GDC, maior conferência de desenvolvedores do mundo.
Frequentemente sou questionado sobre como alguém pode começar uma carreira no segmento de games. Pergunta nada simples de se responder, ainda mais para nós, brasileiros, que estamos a milhares de quilômetros de distância das maiores produtoras de jogos do mundo - e, consequentemente, de suas vagas.
Uma breve introdução sobre o assunto carreira em entretenimento
O mercado de games e entretenimento necessita de profissionais das mais diversas formações, basta uma rápida pesquisa nas vagas da Blizzard Entertainment (criadora deDiablo e World of Warcraft, entre outros) para perceber a quantidade e variedade de profissionais buscados pela gigantesca empresa norte-americana.
Nestas vagas encontramos, por exemplo, as seguintes subdivisões:
- PLATFORM ENGINEERING; HUMAN RESOURCES; PUBLIC RELATIONS; IT - INFORMATION SYSTEMS; MARKETING; FINANCE etc.
Veja só, para você que é contador e tem paixão por jogos e contabilidade o mercado de games te espera de braços abertos! Engenheiros de Sistemas e profissionais de TI então, nem se fala.
Mas antes de sair mandando currículos por aí vamos falar um pouco mais sobre carreiras em entretenimento. Veja que não falei em empregos: não sei se há empregos nessa área, sei que há carreiras.
A primeira coisa que você vai precisar para entrar nessa é saber inglês. Fale, leia e, mais importante de tudo, entenda inglês: ele é a base do conhecimento e deste mercado. Se você quer uma carreira no mercado de entretenimento aprender inglês deve ser uma das suas prioridades.
Segunda coisa, ouça Larry Smith e sua palestra no TED Talks, "Why you will fail to have a great career" - traduzido livremente para algo como 'Por que você não conseguirá ter uma ótima carreira'. É uma palestra fantástica (veja também a entrevista na Forbes aqui)! E o mais legal do TED é que ele tem legendas em Português, basta clicar em "subtitle" para legendar o texto. 
Conselhos de quem entende do assunto:
Já que estamos falando de carreiras aproveitei a oportunidade para conversar com três profissionais que muito admiro, Glauco Longhi (Character Artist no estúdio Naughty Dog), Alexandre Kikuchi (Sócio Fundador do Odin Game Studio) e TyRuben Ellingson(Concept Designer).
Com Glauco Longhi conversei sobre sua trajetória profissional e sua chegada na Naughty Dog, situada em Los Angeles, para trabalhar no jogoUncharted 4.
  (Foto: trabalho de glauco longhi)

Glauco começou a trabalhar com 3D em 2008, sempre interessado em personagens. A partir de 2010 passou a estudar e se dedicar à escultura e arte tradicional, abriu seu próprio estúdio e fez importantes trabalhos com efeitos para filmes e publicidade. No final de 2013 Glauco foi aos Estados Unidos visitar diversos estúdios de efeitos tradicionais e aproveitou a viagem para visitar estúdios de produtoras de games - e o que era para ser apenas uma parte de sua viagem em busca do mercado tradicional acabou por ser o começo de um novo desafio.
Ao retornar para o Brasil decidiu "virar a vida de cabeça para baixo", fechou seu estúdio de escultura e efeitos visuais tradicionais e resolveu focar todos seus esforços para conquistar uma vaga na Naughty Dog, a produtora de um de seus jogos favoritos: The Last of Us.
Para alcançar seus objetivos ele conta quetraçou um planejamento de médio prazo para estudar e se preparar para que, quando a oportunidade surgisse, estivesse pronto para apresentar o seu melhor trabalho.
  (Foto: glauco longhi)
Glauco encontrou a vaga para Character Artist na Naughty Dog através do site Glassdoor: ou seja, era uma vaga aberta para quem quisesse se inscrever e concorreu com muitos outros candidatos. A diferença para conquistar a vaga foi, certamente, sua dedicação, capacidade de aprendizado (retornou ao 3D após vários anos afastado) e sua carreira profissional até aquele momento.
Alexandre Kikuchi é game designer, programador e empresário e um dos fundadores do Odin Game Studio, criado em conjunto com Thiago Bertoni. O estúdio se mantém firme com projetos ambiciosos como os jogos Enforcer: Police, Crime, Action, simulador policial em open world e Better Late than Dead, jogo survival que será lançado em breve.
  (Foto: alexandre kikuchi)
Para Alexandre o estúdio se tornou sustentável graças ao modelo de negócios empreendedor baseado em muita análise de mercado, conhecimento profundo do cenário e elaboração cuidadosa de projetos com escopo executável. Reconheço nele umgrande estrategista, que produz games com paixão sem, deixar de lado a parte de negócios.
  (Foto: trabalho de alexandre kikuchi)
A carreira dele, hoje, é medida de acordo com o sucesso do estúdio e de seus projetos. Fica evidente que a paixão por games vai muito além da produção, passa pela preocupação de Alexandre com todo ambiente de desenvolvimento de jogos eletrônicos no Brasil.

  (Foto: conceito de tyruben)
Por fim, conversei com TyRuben Ellingson, artista que tenho enorme admiração profissional e pessoal cuja impressionante carreira é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em diversos filmescomo: ‘Star Wars Spacial Edition’, ‘Jurassic Park’, ‘Blade 2’, ‘Hellboy’, ‘Pacific Rim’, ‘Avatar entre outros.

Pedi para o TyRuben comentar um pouco sobre criatividadecarreira e prática. Abaixo transcrevo seu comentário  traduzido para o português e encerro o post com o ensinamento negritado:
Em algum ponto, ao final da minha adolescência, após muito pensar e trabalhar no estúdio, ficou claro para mim que, se uma pessoa permitir que seus medos e/ou inseguranças se tornem obstáculos ou ‘currais’ intelectuais que irão ditar o tamanho e a forma dos seus sonhos, portanto essa pessoa está destinada a ser definida por esses limites. Assim que essa realidade se tornou clara para mim, eu passei a me empenhar para sonhar mais alto e de forma mais ampla que antes. Acreditar que nada está além do nosso alcance, acreditar que o melhor trabalho da minha vida ainda está para ser criado. Quando obstáculos surgem, e eles surgem, eu trabalho para redobrar minha atenção, redobrar meus esforços e me empenho, com mais força do que antes. Isto é o que a jornada criativa (vida) se parece para mim, um compromisso com sonhos que se estendem muito além do horizonte.


Comentários