Como Ganhar Dinheiro Fazendo Jogos ? E quanto ganha um desenvolvedor Indie ?

Falou em dinheiro e games na mesma frase o povo já fica doido, então nessa publicação vou falar de varias maneiras possíveis de se ganhar dinheiro desenvolvendo jogos Indies, e vou falar também o quanto é possível faturar com isso !

Bom vamos começar falando das maneiras que existem para se faturar com jogos, iniciaremos com jogos Mobile, você ai jovem desenvolvedor viu vários tutoriais na internet se vê pronto para lançar seu primeiro jogo para dispositivos moveis, você tem algumas formas bem simples de monetizar e tornar o se jogo rentável,vamos falar de algumas delas agora :

Jogos Grátis com Anúncios

Propaganda : Anúncios em jogos é uma das maneiras mais comuns de monetizar um jogo, você lança seu jogo gratuitamente, com a exibição de anúncios, os anúncios variam de duas principais formas, vou citar aqui os meios de faturamento com anúncios.

Mas antes, tenha em mente que os anúncios variam, de banners que aparecem em pequenas áreas do jogo, banners que cobrem a tela inteira e também não muito interessante os anúncios em videos.

Pagamento por clique: esse sistema permite que você receba por cliques, ou seja, o usuário clicou no anuncio você ganha um determinado valor, esse sistema é bom normalmente paga bem, de 5 redes de anúncios cotadas o valor varia de $0.5 a $5.00 dólares por clique, obviamente esse é um valor que oscila de acordo com o anunciante.

Pagamento Por Visualização : Esse método é bom e é o mais  utilizado, você recebe por mil impressões, basicamente a cada mil visualizações em um banner de anuncio você ganha um determinado valor, o pagamento por visualização varia muito e tem uma grande oscilação, os valores variam de $ 0.05 sim, pode acontecer do seu jogo gerar mil impressões e você ganhar só $0.05, mas esse valor pode ser bem alto de acordo com anunciante, eu ja presenciei casos em minha conta do valor de mil Impressões ficar superior a $90.00 exatamente noventa dólares.

Exemplo de faturamento alto com poucas impressões
Jogo Cube-Runner Infinity

Há, mas porque os valores variam tanto?  basicamente se você quiser anunciar no Google, vamos usar o Google como referencia, você determina o valor CPM "Custo por Mil" do seu anuncio, sendo o valo minimo $0.01 o anunciante então escolhe o quanto ele quer pagar, é claro que quando ele escolhe ele entra em uma fila, e se ele escolheu o valor mais barato ele corre o risco de não conseguir nenhuma visualização no anuncio dele, então seguindo esse raciocínio o quanto mais o anunciante pagar mais visibilidade o anuncio dele vai ter, sendo esse o motivo de tanta oscilação nos valores de anúncios.

Mas todo mundo pede uma media com relação a esse valor e eu vou falar aqui, trabalhe com uma media de $1.00  um dolar a cada mil Impressões de anúncios, no caso de você estar trabalhando com o sistema de anúncios do Google, eu estou passando a minha media aqui , lembre-se que isso varia muito.

Esse valor é muito semelhante para tudo do Google, Youtube, Blogs e Anúncios para jogos, basicamente um dólar para cada mil impressões.

Então se você quer ter um Salario faturando apenas com anúncios em seu jogo você terá que ter 350 mil impressões de anúncios por mês para gerar uma receita de $350,00 com o valor do dólar hoje vai dar aproximadamente R$ 1050,00, exatamente Mil e cinquenta reais.

È claro que você pode ganhar mais ou menos, como eu disse tudo depende de quanto os anunciantes estão pagando.

Vendendo o seu jogo Mobile


Vamos falar de vendas de aplicativos/jogos, vendas diretas são boas porem estão ficando cada vez menos utilizadas, jogos mais complexos ainda se utilizam desse método, quando você escolhe por vender o seu jogo" vamos usar como exemplo o Google Play", você define o valor que quer vender o seu jogo, sendo que se tem um valor minimo de $1.00 um dólar, a partir desse valor você pode colocar qualquer coisa, porem apenas 70% do valor da venda vem para o desenvolvedor o restante fica com o Google !

Essa informação pode ser vista aqui: Google Taxas


Compras In-app

Os jogos que utilizam o modelo de compras in-app dão aos usuários a oportunidade de gastar dinheiro real ou moedas virtuais em produtos dentro do jogo .

Uma maneira bem forte de se ganhar dinheiro com um jogo é vendendo itens, fases, objetos ou qualquer outro tipo de coisa que agregue algo a mais a jogatina do usuário, normalmente os jogos possuem duas formas de se comprar coisas, uma delas é com dinheiro conquistado jogando, e outra é com dinheiro real, os itens podem ter os valores que os desenvolvedores quiserem, porem é uma forma bem rentável se aplicada de maneira correta.

Jogos para Computador/Web


Agora, vamos falar de jogos para computador, como fazer dinheiro com um jogo de PC, todos os métodos citados acima se aplicam também aos jogos de PC.
Você pode vender diretamente o seu jogo, colocar itens para vendas dentre outras coisas, porem o método de anuncio não funciona de maneira tão simples para jogos de computador.
os computadores possuem duas vertentes sendo elas o PC e a Web, sim um usuário pode muito bem jogar um game diretamente pela Web, seu jogo para Web pode ter publicidade com mais facilidade, afinal você pode usar ferramentas prontas para isso, como por exemplo o Google Adsense, você cria a pagina do jogo coloca os anúncios e pronto, agora jogos para computador já são um problema, mas da sim para colocar anúncios, porem esse método exige que o desenvolvedor parta em busca de anunciantes, basicamente você colocaria a propaganda de anunciantes internamente dentro do jogo, como em objetos ou outdoors,

Mas tá, e quanto ganha um desenvolvedor Indie ? 

Bom com base na explicação acima você tem que chegar a conclusão de que o faturamento varia, temos cases de sucesso como o Flappy Bird, conseguiu uma receita de 50 mil dólares por dia, utilizando apenas anúncios, mas para isso foi necessário milhões de jogadores jogando diariamente o jogo.  é claro que com poucos milhares você consegue tirar um salario, porem tenha em mente que conseguir milhares de jogadores em menos de um mês não é tarefa fácil, não se iluda achando que vai ser um estouro sem nem se quer ter onde divulgar o seu projeto.

Bom é isso, espero que tenha gostado da publicação, e se gostou curta nossa pagina para receber mais novidades, e deixe sua opinião logo abaixo, conte suas experiencias como desenvolvedor, vamos adorar ouvir.

Convido você a se inscrever também no canal Jornada Indie, um vlog diferente contando a jornada de um desenvolvedor independente.







Me siga também no twitter para mais novidades.


Curta e comente o que achou da publicação e deixe a sua opinião.



Comentários

  1. Ótimas opções de monetização. Fiz meu primeiro jogo em implementei a opção de Reward Vídeos. Vamos ver se vai gerar alguma renda. Segue o link do jogo para quem quiser testar:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ksualgames.infinitejet

    ResponderExcluir

Postar um comentário