MINISTÉRIO DA CULTURA PODE FINANCIAR JOGOS NACIONAIS EM 2016 !


Secretaria do Audiovisual (SAV), do Ministério da Cultura, prepara uma linha de financiamento de jogos eletrônicos nacionais por meio do Fundo Setorial do Audiovisual.

Edital será focado em empresas brasileiras e também buscará parcerias com publishers internacionais.

Até o momento existe a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que institui políticas públicas de financiamento a produções culturais como filmes, peças teatrais, shows musicais e até jogos digitais -- como foi o caso de Toren, game da produtora gaúcha Swordtales e primeiro jogo nacional a captar recursos da lei.

Porem agora teremos algo mais direcionado ao desenvolvimento de games, a ideia é incentivar o desenvolvimento de jogos por empresas nacionais que criem projetos relacionados a cultura nacional conforme explicado pelo secretário Pola Ribeiro e o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

"É uma ação em construção. Parte da premissa de que há um importante mercado de jogos eletrônicos no Brasil, que é um grande usuário de jogos, um grande consumidor disso. Temos aqui poucos jogos brasileiros desenvolvidos com a cultura brasileira no interior deles", disse Rangel.

[ Torem primeiro jogo nacional a captar recursos da lei Rouanet.]

Um dos objetivos será buscar parcerias com publishers estrangeiras. "Nessa indústria, os publishers são internacionais. Os buscaremos para ser parceiros", afirmou.

A elaboração dessa linha de financiamento é tema de discussão entre a Ancine, a SAV, a Empresa de Comunicação e Audiovisual de São Paulo (SPCine) e alguns produtores de jogos.
Segundo Pola Ribeiro, a meta é iniciar a linha de crédito já no ano que vem, com investimentos variando entre R$ 8 e R$ 10 milhões. Nas metas da Ancine para o segundo ano do Programa Brasil de Todas as Telas, que auxilia no desenvolvimento de novos projetos e obras audiovisuais, já constam a produção de 20 jogos eletrônicos.

"Não é uma supercontribuição, porque é um mercado pujante, mas estamos entrando pontualmente, dando força, potência a coisas que são menos valorizadas de alguma forma", disse Ribeiro. Ele declarou ainda que a ideia é valorizar jogos colaborativos que estimulem diversas gerações. "Queremos criar uma estratégia que não seja artesanal, que tenha potencial econômico, mas que tenha lógicas novas no mercado."

Fonte: IGN

Aproveite para conhecer o Vlog Jornada Indie, acompanhe a jornada de um desenvolvedor de jogos através de um canal no youtube, inscreva-se !
Link >>> https://www.youtube.com/user/jornadaindie/?sub_confirmation=1



Vlog 17 : Eu fiz um jogo de Parkour | Processo de desenvolvimento | Qual a definição de Liberdade ?

 Comente o que você achou dessa noticia !



Comentários

Postar um comentário