segunda-feira, 14 de outubro de 2013

[Tutorial] Unity + Android jogo da nave #5 [Níveis de dificuldade, sistema de vida inteligente ]


Eae, seja bem vindo a nossa 5º aula do jogo da nave para android  com Unity, nessa aula aqui vamos criar um sistema de vida inteligente e também o aumento de dificuldades do jogo, para tornar o game play mais desafiador.
Veja a aula completa abaixo.





agora vamos ao que interessa, os scripts do game, abaixo você encontra os scripts que foram utilizados nessa aula.

Vamos começar como o script de aumento de dificuldade do jogo, o codigo é bem simples e esta dentro do código de controle do meteoro.

#pragma strict

var inicio = -43;
var fim = 20;

static var vel = 20;

function Start () {

transform.position.y=-15.76147;
transform.position.z=inicio;

}

function Update () {

// metas de dificuldade do jogo

if(controle.pontos>=50){
vel = 30;
}

if(controle.pontos>=100){
vel = 40;
}

if(controle.pontos>=200){
vel = 50;
}

if(controle.pontos>=500){
vel = 60;
}




   transform.Translate (0,0,vel*Time.deltaTime);

   if(transform.position.z>=fim){
      transform.position.z=inicio;
      transform.position.x=Random.Range(-12,12);
  
   }

}


function OnTriggerEnter(other:Collider){

 if(other.CompareTag("Player")){
      transform.position.z=inicio;
      transform.position.x=Random.Range(-12,12);
      controle.vida-=1;
     
 }

 if(other.CompareTag("Tiro")){
      transform.position.z=inicio;
      transform.position.x=Random.Range(-12,12);
      controle.pontos += 5;
 }


}

function OnGUI () {
   // GUI.Label (Rect (10, 100, 100, 20), "vel: "+vel);
  
    
}


Legal, agora vamos para o nosso sistema de vida Inteligente. a primeira coisa é o instanciador de vida, o objeto responsável por fazer a Vida "Brotar" na cena.

#pragma strict

var tempo  = 10.0;
var Vida : Transform;

function Start () {

}

function Update () {

if(controle.vida<=3){
   tempo-=Time.deltaTime;
 
   if(tempo<=0.0){
      Instantiate(Vida,transform.position,transform.rotation);
      tempo = 10.0;
   }
   
}


}

 Bom, para finalizar vamos para o "codigo da vida" o script que vai dar mais vida a nossa nave.

#pragma strict

var vel = 20;

function Start () {

 transform.position.x=Random.Range(-12,12);

}

function Update () {

 transform.Translate (0,0,vel*Time.deltaTime);

 if(transform.position.z>=20){
 Destroy(gameObject);  
 }
  
}




function OnTriggerEnter(other:Collider){

 if(other.CompareTag("Player")){
   controle.vida +=1;
   Destroy(gameObject);  
 }

} è isso ai,espero que tenha gostado da aula, e até a proxima. :)


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