'Cadê Minha Vaga': em expansão, mercado de games atrai profissionais que transformam diversão em profissão
Brasil tem o maior mercado da América Latina, com estimativa de faturamento em US$ 2,3 bilhões em 2021. Veja oportunidades e como adentrar na área.
Impulsionado pela pandemia da Covid-19 desde 2020, o mercado de games apresenta expansão constante e tem atraído profissionais que transformam diversão em profissão. O quadro "Cadê Minha Vaga" do Jornal EPTV 1 desta terça-feira (23) mostra o cenário da área, quais oportunidades ela oferece e quais são as dicas para adentrar.
Antes de se tornar game designer, Marcelo Rigon era físico. Os games eram uma atividade de lazer para o profissional, que agora vê neles uma fonte de renda. A diversão, porém, não exclui a importância de desenvolver e demonstrar habilidades.
"O game designer precisa saber o mínimo de design gráfico, entender de produção de arte 2D e 3D e entender um pouco de programação, porque ele vai tomar decisões. Se não souber o que é factível ou não, é possível tomar uma decisão errada", explica.
O mercado de games apresenta, atualmente, lucro maior do que as indústrias do cinema e da música juntas. Em 2020, com o início da pandemia, a lucratividade no setor teve crescimento de 20% e a projeção de faturamento ficou acima dos RS$ 200 bilhões. A previsão é que, até o final de 2021, o Brasil chegue na receita de RS$ 2 bilhões.
Oportunidades
De acordo com a pesquisa Game Brasil, no Brasil, 70% das pessoas jogam jogos eletrônicos. Os principais impulsionadores para este crescimento são os smartphones, já que 47% dos games são desenvolvidos para o formato dos aparelhos celulares.
Dentro deste cenário, o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, explica que existem diferentes oportunidades dentro do mercado.
"Existem algumas portas de entrada. Uma delas é a área de QA, área de qualidade. Ou seja, não é aquele trabalho que você não precisa de uma formação previa na área de designer de games", explica.
Além disso, um diferencial para os profissionais do mercado é a especialização. Apesar do aumento da quantidade de vagas no setor, ainda existe a falta de profissionais capacitados. Os interessados podem realizar cursos, uma excelente recomendação aqui >> https://go.hotmart.com/x57076074g
No final dessa pagina tem algumas outras opções de cursos para entrar no mercado de criação de games !
Comentários
Postar um comentário