Nova tecnologia permite otimização e simulação em tempo real de cabelo e pele
Durante uma apresentação na SIGGRAPH 2022, a Unity apresentou uma demo onde mostra um vídeo 4K com 30 FPS rodando no PlayStation 5. Chamada de Lion, ela foi criada exclusivamente para a apresentação no encontro, que termina nesta quinta-feira (11).
Além do Unity Editor, outras ferramentas também foram utilizadas para dar contornos quase reais para as imagens. De acordo com a empresa W?t? Digital, SpeedTree, Ziva e SyncSketch também fizeram parte do processo de criação.
O vídeo tem duração de apenas 24 segundos, mas mostra um poder gráfico gigantesco nas imagens. Entre os grandes destaques está o realismo e renderização dos dois leões que fazem parte do vídeo, principalmente na pele dos animais. Para isso, utilizaram a nova ferramenta da W?t? Digital.
Apesar do gráfico impressionante apresentado em Lion, Sara Hansen, artista técnica da Unity, afirmou que as novas ferramentas de criação são ainda mais fáceis de trabalhar. O processo foi adiantado em vários vezes graças à nova tecnologia.
"Leva apenas algumas semanas. Alguns passam de semanas de criação em outras ferramenta para um ou alguns dias na Wig (novo programa da W?t? Digital com níveis de qualidade muito melhores, além de maior controle do artista", afirmou Hansen.
Otimização em tempo real
Sara Hansen afirmou que o conjunto de melhores utilizado pela Unity na criação de Lion faz com que a simulação dos cabelos, por exemplo, aconteça dinamicamente em tempo real. Isso tudo em função de um sistema lançado no GitHub da empresa.
"Um conjunto de melhorias inclui uma nova simulação de cabelo em cluster orientada por GPU que permite que milhões de fios de cabelo reajam dinamicamente em tempo real, parte do novo Hair System lançado no GitHub da Unity.
Essa abordagem se baseia na simulação de cabelo usada para a incrível vitrine Digital Human, Enemies , e expande o método para lidar com várias ordens de magnitude de mais fios de cabelo com eficiência na GPU".
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