O que faz um designer de games?
Entre as profissões do futuro, o designer de games é o profissional que cria jogos eletrônicos para computadores, tablets, smartphones e videogames. Seu papel vai além, já que ele atua em todas as etapas da produção, desde a ideia inicial e a definição de regras até os testes finais de validação e a divulgação do jogo.
Para atuar na área, é preciso entender de tudo um pouco. Afinal, o desenvolvimento de um jogo envolve programação, design, storytelling, animação, roteirização, trilha sonora e marketing. Assim sendo, o designer de games deve ter uma visão mais ampla para encaixar cada elemento e criar harmonia.
A maior parte dos profissionais segue o caminho do entretenimento por meio de jogos com foco em lazer, mas há outras áreas que vêm ganhando espaço no mercado. Essa versatilidade abre a possibilidade de expandir os campos de atuação em setores como:
- jogos educativos para estimular o aprendizado;
- simulações médicas a fim de auxiliar operações mais complexas;
- advergames, os jogos para divulgar marcas;
- simulações de negócios com o intuito de complementar treinamentos.
Como ser designer de games?
No início deste post, compartilhamos três indicativos de que a área de design de games pode ser sua futura profissão. A partir de agora, vamos mostrar os principais passos para que você possa desenvolver a sua carreira de forma plena e aproveitando todas as oportunidades.
Seja apaixonado pelos games
Parece óbvio, não é? Mas isso vale para todas as profissões. Para se sair bem, é importante gostar do que faz. O que é um designer de games? Antes de tudo, é uma pessoa apaixonada por jogos eletrônicos. Não precisa ser um jogador hardcore, basta gostar para começar.
Ter afinidade com a área vai além de jogar, envolve toda a experiência. Curtir o roteiro, pensar em novos desafios e quests, desenvolver os personagens, criar o visual gráfico, definir toda a jogabilidade, enfim, organizar todos os processos de um bom game.
Entenda a dinâmica do mercado
De acordo com a consultoria Newzoo, o Brasil é o 13º maior mercado mundial de consumo de videogames. Ao todo, a soma entre os gamers brasileiros chega a 75,7 milhões. Esses dados já mostram como o mercado promete ser promissor para quem deseja investir na área.
Você pode trabalhar com produtoras independentes ou até mesmo fazer parte de equipes em líderes do setor, como Ubisoft, Valve ou EA (Electronic Arts). Se quiser ir além do entretenimento, há oportunidades em diversos segmentos — marketing, treinamentos etc. —, além da possibilidade de empreender na área de jogos digitais.
Escolha uma área de atuação
Segundo dados do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, do Ministério da Cultura, as áreas de atuação mais comuns para um designer de games incluem: programação e gestão de projetos, administrativo e financeiro, arte e design, marketing e vendas. Podemos dizer que existem profissões alternativas dentro da carreira:
- desenvolvedor: desenvolvimento e escolha do estilo de jogo — RPG, FPS, entre outros — além de cuidar da parte de programação;
- redator ou roteirista: criação da narrativa (o roteiro) para definir o plot principal e os caminhos possíveis;
- designer: definição do estilo visual — 2D ou 3D — e de todos os elementos gráficos para personagens, cenários, além da ambientação e da trilha sonora.
Faça estágios na área para ganhar experiência
Enquanto estiver estudando, aproveite para fazer estágios na área de design de games. Isso vale independentemente da área que escolher, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou um curso específico de Jogos Digitais. A experiência traz conhecimento extra e ajuda a preparar o profissional para desafios.
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Faça cursos complementares diversos
Além de especializações, há uma infinidade de cursos complementares para explorar as áreas com as quais você se identifica mais. Se gosta de design, pode investir em artes visuais ou animação, por exemplo. Se prefere programar, pode aprender sobre engines como Unity ou Blender 3D.
Enfim, o universo do designer de games é um mundo aberto de opções para desenvolver sua carreira no mercado de trabalho. Por estar presente em todas as etapas da criação dos jogos, o profissional acompanha tendências tecnológicas, estuda formas de melhorar a experiência dos jogadores e propõe novas ideias de jogabilidade.
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