RTX 3070 roda demo de mapa com bilhões de polígonos em Unreal Engine 5 - Veja video

 Demonstração usou tecnologias Nanite e Lumen do motor gráfico para atingir esse resultado


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O desenvolvedor Melhem Sfeir compartilhou na última quinta feira (3) em seu canal do Youtube uma demonstração de sua placa de vídeo GeForce RTX 3070 rodando um mapa em Unreal Engine 5 com bilhões de polígonos na resolução 1440p e mantendo uma boa taxa de quadros. O feito é possível graças as tecnologias Nanite e Lumen do motor gráfico e o resultado nos dá uma ótima noção do futuro dos jogos dessa geração.

 

A tecnologia Nanite do Unreal Engine 5 permite, basicamente, um uso ilimitado de detalhes em uma imagem, já que ela permite que assets de altíssima qualidade sejam usados no projeto. A tecnologia também ajusta o nível de detalhes de acordo com os movimentos de câmera, o que faz com que determinada cena tenha um número de polígonos adequado, tornando a imagem bem mais realista.

Também vale destacar que a tecnologia Lumen de iluminação global, reflexos e iluminação dinâmica também foi usada na demonstração de Melhem Sfeir. A tecnologia usa ray tracing via software para criar efeitos realistas de movimentos de sombras de acordo com a posição dos pontos de luz, além de outros efeitos como o comportamento de luz indireta sobre superfícies. O Lumen também pode se aproveitar de Ray Tracing acelerado por hardware (como nas GPUs RTX ou nas AMD Radeon mais atuais) para melhorar esses efeitos.



Vale mencionar que o recurso da tecnologia Nanite de realizar uma escala dos polígonos em tempo real também dependem de unidades de armazenamento extremamente rápidas, como as encontradas nos consoles da atual geração (Xbox Series S|X e PS5). Ou seja, talvez esse tipo de tecnologia de texturas com altíssimos níveis de detalhes seja uma das maiores vantagens da transição de HDDs para SSDs pelos consumidores, impulsionada especialmente graças aos consoles da atual geração.

Infelizmente, ainda não foi lançado nenhum jogo com a nova versão do Unreal Engine. No entanto, talvez um dos primeiros títulos baseados no novo motor gráfico que vamos ver futuramente seja Hellblade 2, já que a Microsoft já confirmou que o game terá gráficos feitos em Unreal Engine 5. Ao assistirmos ao seu trailer de anúncio (feito a partir do motor gráfico do jogo) realmente podemos notar especialmente como as texturas estão muito bem definidas. Veja o trailer abaixo:

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