domingo, 6 de dezembro de 2015

7 técnicas mais utilizadas na modelagem em filmes e games !

Aprofundando um pouco no assunto de modelagem, agora iremos falar um pouco sobre as técnicas mais comuns. Vamos comentar sobre 7 técnicas usadas para criar personagens ou objetos 3d para a industria da computação gráfica.

1. Box / Modelação por Subdivisão

A Modelagem Box é uma técnica de modelagem poligonal onde o artista começa com uma geometria primitiva (cubo, esfera, cilindro, etc) e, em seguida, vai refinando a forma até chegar ao ponto que ele deseja.

Geralmente esses artistas trabalham por etapas, começando com uma malha de baixa resolução, refinando a forma e, em seguida, subdividindo a malha para suavizar arestas retas e acrescentas detalhes. O processo de subdivisão e refinamento é repetido até chegar ao conceito final.

A modelagem Box é a forma mais comum de modelagem, e é frequentemente usado em conjunto com técnicas de modelagem de Borda (comentaremos a seguir).


2. Borda / Modelagem Contour

Essa modelagem é outra técnica poligonal, porém diferente da da modelagem Box. Ao invés de começar pela forma primitiva e ir refinando, o modelo é construído peça por peça, colocando faces poligonais, e preenchendo as lacunas que sobrarem.

Isto pode parecer complicado, mas alguns modelos são muito difíceis de se fazer apenas pela modelagem Box, e como exemplo podemos usar o rosto humano. Para modelar um rosto humano, é necessária uma precisão nos detalhes muito grande. Ao invés de tentar formar uma cavidade ocular através de um cubo, é muito mais fácil construir um esboço do olho e depois modelar o restante. Uma vez que os principais pontos foram feitos (olhos, lábios, nariz, etc), o restante tende a ser muito mais fácil.

3. NURBS / Modelagem Spline

NURBS é uma técnica de modelagem muito utilizada pela industria automotiva e industrial. Ao contrario da geometria poligonal, uma malha NURBS não possui faces, arestas ou vértices. Em vez disso, ela possui superfícies interpretadas entre 2 ou mais curvas Bezier (linhas).

As curvas do NURBS são criadas com uma ferramenta muito semelhante a ferramenta caneta do Adobe Ilustrator. A curva é desenhada no espaço 3d, e editada ao mover algumas vértices de controle.

Uma alternativa bastante usada é utilizar o NURBS para criar uma rotação em uma curva em torno de um eixo central. Essa técnica de modelação é muito utilizada para criar objetos radiais (pratos, copos, taças, etc).
4. Digital Sculpting

O Digital Sculpting é uma tecnologia sensacional, pois ajudou muitos modeladores a criar modelos 3d de forma mais intuitiva, e semelhante a esculpir na argila.

Na escultura digital, malhas são criadas organicamente, usando um tablet para moldar e dar forma ao modelo da mesma forma que um escultor usa pincéis em um pedaço de argila. A escultura digital levou a modelagem de criaturas a um outro nível, tornando o processo mais rápido, eficiente, e permitindo aos artistas trabalharem com malhas de alta resolução. Essas malhas esculpidas são conhecidas por nível incríveis de detalhes na superfície, e uma estética natural.


5. Modelação Processual

A palavra processual em computação gráfica se refere a qualquer coisa que é gerada através de algoritmos, ao invés de ser criado manualmente, pela mão do artista. Nessa modelagem, as cenas ou objetos são criados com base em regras e parâmetros definidos pelo usuário.

Nos pacotes de modelagem de ambiente como o Vue, Bryce e o Terragen, paisagens inteiras podem ser geradas através da alteração de parâmetros ambientais, como a densidade das folhas, ou escolhendo a paisagem como deserto, litoral, etc.

Modelagem processual é muito utilizada para construção de arvores e folhas, onde existe uma variação quase infinita e uma complexidade muito grande, que demandaria muito tempo ao artista.


6. Modelagem Baseada em Imagem

Esse é um recurso utilizado em situações em que tempo e dinheiro não permitem a modelação de um modelo 3d pleno.

O exemplo mais famoso dessa técnica foi usada no Matrix. Eles filmaram cenas de ação com 360 câmeras em volta da cena, e utilizaram um algoritmo para criar uma câmera virtual através da cena real.


7. Digitalização 3D

Esse é um método de digitalização de objetos reais para o mundo digital, quando existe a necessidade de um realismo muito alto. Um objeto real é analisado por um scanner, e todos os seus dados brutos (coordenadas x, y e x) são usadas para gerar a malha poligonal. Essa digitalização geralmente é usada quando é preciso ter uma representação digital de um ator, como por exemplo no filme “O curioso caso de Benjamin Button”.


Continuaremos com essa sequencia de posts falando sobre o mundo 3D na próxima semana. Se você gosta do universo 3D, não perca nossos posts diários sobre esse universo.

Fonte: yeux.com.br/

Aprenda a desenvolver um jogo completo com esse E-book, do desenvolvimento a publicação e monetização !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas de Games, Design, 3D e muito mais, Clique na imagem !

Postagens populares