[Tutorial] Unity + Android [Aulas + Complementos, scripts e Asset's]
PARTE #2
Seja bem vindo a nossa segunda aula de Unity + Android nessa aula aqui vamos aprender a reconhecer diferentes formas de toque na tela e veremos também, como reconhecer toque em objetos na cena.veja a aula completa no video abaixo:
segue abaixo os códigos utilizados na aula.
Primeiro vamos la, nessa aula aqui nos acrescentamos mais coisas no script de toque na tela, aprendemos a verificar se o usuário esta com o dedo na tela, ou se ele esta arrastando e outras coisas, o código completo esta logo abaixo.
#pragma strict var tocou = "nada"; var texto = "vazio"; function Start () { } function Update () { if (Input.touchCount > 0) { print(Input.touchCount); } if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Began) { texto ="toucou na tela"; } if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Moved) { texto ="arrastou o dedo"; } if (Input.touchCount > 0 && Input.GetTouch(0).phase == TouchPhase.Ended) { texto ="tirou o dedo"; } } function OnGUI () { GUI.Label (Rect (10, 10, 300, 20), "quantida de toques: "+Input.touchCount); GUI.Label (Rect (10, 50, 300, 20), "toque botao: " + tocou); GUI.Label (Rect (200, 10, 600, 20), "acontecendo: " + texto); if (GUI.Button(Rect(10,150,100,100),"toque")){ tocou = "ok"; } }O próximo código serve para reconhecer toques em objetos que estão na cena, podemos verificar se arrastamos o dedo ou se colocamos o dede em cima do objeto e diversas outras ações.
#pragma strict var texto =" vazio"; function Start () { } function Update () { for(var i:int =0; i < Input.touches.Length; i++){ // quantos toques voce tem ?? var touch:Touch=Input.touches[i]; //o toque var ray = Camera.main.ScreenPointToRay (Input.GetTouch(i).position); var hit:RaycastHit =new RaycastHit (); if(Physics.Raycast(ray,hit,1000)){ if(hit.collider.gameObject ==this.gameObject){ switch (touch.phase) { case TouchPhase.Began: // se o toque começar texto = "tocou no objeto"; break; case TouchPhase.Moved: // se o toque começar texto = "arrastou o dedo no objeto"; break; } } } } } function OnGUI () { GUI.Label (Rect (200, 200, 600, 20), "objeto touch: " + texto); }Bom terminamos nossas aulas básicas de desenvolvimento em Android, o que você aprendeu nessas duas ultimas aulas será o suficiente para prosseguir em um projeto, nas próximas aulas vamos começar a desenvolver um game utilizando tudo o que foi ensinado até o momento e um pouco mais ^_^.
Aula Anterior
http://idbgamedev.blogspot.com.br/2013/09/tutorial-unity-android-aulas.html
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